Botafogo campeão, rebaixamento do Athletico e mais; confira o resumo do Brasileirão 2024
- JC Bicudo

- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O Brasileirão 2024 foi marcado por um domínio do Botafogo e pela decepção que foi o Athletico-PR.
A última rodada teve a decisão do título decepcionante para o torcedor do Palmeiras, que sonhava com o título, mas foi derrotado pelo Fluminense em casa, resultado que livrou o clube carioca da queda.
Quem acabou rebaixado foi o Athletico-PR, que foi superado pelo Atlético-MG e graças a goleada do Red Bull Bragantino encerrou o torneio na 17ª colocação.
Confira abaixo um resumo do Campeonato Brasileiro:
Botafogo
O clube carioca termina o ano muito acima do esperado, com os títulos do Brasileirão e da inédita Copa Libertadores da América.
Palmeiras
Por outro lado, o Verdão, que tinha uma grande expectativa de ganhar tudo em 2024, encerra a temporada apenas com a conquista do Paulistão.
Flamengo
A equipe carioca acabou terminando o ano razoavelmente bem, ganhou a Copa do Brasil e promete bons resultados para 2025, mas como todo clube, as eleições de diretoria podem mudar tudo.
Fortaleza
Ter terminado campeonato no 4º lugar é motivo de comemoração, com a equipe cearense tendo grandes chances de se consolidar entre os principais clubes.
Internacional
O Inter fez um ótimo segundo turno, só perdeu o fôlego no final com as três derrotas seguidas, fato que serve de alerta para 2025.
São Paulo
O Tricolor foi mais do mesmo em 2024, sem ambição e com grande oscilação durante o campeonato.
Corinthians
O Todo Poderoso Timão terminou na 7ª posição e tem todos os motivos para festejar uma arrancada espetacular, afinal foram nove vitórias consecutivas, classificação para Copa do Brasil e pré-Libertadores, além de Yuri Alberto terminar como artilheiro do Brasileirão
Bahia
O Esquadrão do Aço começou bem o campeonato, mas oscilou muito durante o torneio, mas ao menos conseguiu a vaga na pré-Libertadores.
Athletico-PR
O Furacão acabou sendo o pior de todos os clubes, uma vez que no ano do seu centenário caiu para a Série B do campeonato brasileiro, um desastre colossal para seus torcedores.
Cenário dos demais times
Os torcedores de Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio terminam o ano apenas aliviados, outros decepcionados ou não poderiam esperar coisa muito melhor do que obtiveram uma vaga na Copa Sul-Americana.
Juventude e Red Bull Bragantino terminam o ano com “festa” e alívio, afinal salvaram o ano de um rebaixamento para a Série B do campeonato, principalmente o Massa Bruta, que se salvou na última rodada.
Por fim, Criciúma, Cuiabá e Atlético-GO, rebaixados para a segunda divisão, tiveram campanhas ruins e não farão tanta falta na série A.
Agora férias e grandes expectativas para 2025.
Foto de capa - créditos Thaís Figueiredo - CBF









Comentários