Resumo da 10ª rodada do Campeonato Paulista
- JC Bicudo

- 18 de fev.
- 8 min de leitura
O Paulistão está chegando na sua reta final da fase de grupos, com mais uma rodada disputada entre sábado (15), domingo (16) e segunda-feira (17).
O destaque foi o Santos, que conseguiu sua primeira vitória com a presença de Neymar em campo.
Já o clássico entre Palmeiras e São Paulo terminou com um empate sem gols, que mantém o Verdão fora da zona de classificação.
Por fim, entre os grandes do estado, tivemos o empate de 2 a 2 do Corinthians contra a Portuguesa, em partida disputada no Pacaembu.
Palmeiras 0 x 0 São Paulo
O Choque-Rei, disputado no Allianz Parque, terminou empatado sem gols. O jogo foi marcado pela falta de criatividade das duas equipes, com poucas chances de gol e muita disputa no meio-campo.
Logo no início da partida, o Palmeiras perdeu seu principal jogador, Maurício, que se lesionou e precisou ser substituído por Estêvão. A partida ficou truncada com muitas faltas.
O São Paulo, com uma marcação forte, dificultou as ações do Verdão, que pouco ameaçou a defesa adversária. O primeiro tempo terminou sem chutes a gol.
Na segunda etapa, o Palmeiras voltou mais ofensivo e criou algumas chances de gol com López e Gómez, mas não conseguiu concretizá-las. O Tricolor respondeu com Lucas Moura, que entrou no lugar de André Silva e exigiu uma boa defesa de Weverton.
O jogador mudou a postura do São Paulo em campo, que passou a ser mais ofensivo. O Palmeiras, por sua vez, continuou com dificuldades em criar jogadas e só ameaçava em jogadas aéreas. Flaco López teve mais uma oportunidade de colocar o Alviverde em vantagem, mas o goleiro Rafael salvou o Tricolor.
Nos minutos finais, o técnico Abel Ferreira tentou mudar o jogo e colocou o atacante Thalys no lugar do zagueiro Gómez, mas a mudança não surtiu efeito e o placar permaneceu inalterado até o apito final.
O empate sem gols deixou a torcida do Palmeiras frustrada, que vaiou o time no Allianz Parque.
O resultado garantiu a classificação antecipada do São Paulo para a próxima fase do Estadual, chegando aos 16 pontos no Grupo B.
Já o Palmeiras, com 17 pontos, fica em situação mais delicada, na terceira colocação do Grupo D.
Santos 3 x 1 Água Santa
O Peixe venceu o Netuno pelo placar de 3 a 1 na Vila Belmiro. O destaque do jogo foi o gol de pênalti de Neymar, que encerrou um jejum de 12 anos sem marcar pelo clube. O craque foi o destaque da partida, atuando durante 84 minutos e mostrando participação ativa no ataque santista.
O Santos abriu o placar logo aos nove minutos, quando Neymar sofreu pênalti e ele mesmo cobrou, marcando seu primeiro gol nesta nova passagem pelo clube e o 139º gol pelo clube Santos em 234 jogos.
Em seguida, a equipe santista ampliou a vantagem com Thaciano, que apenas empurrou a bola para o gol após boa jogada de Soteldo e Guilherme, contando com falha da defesa rival.
No final do primeiro tempo, o Água Santa descontou com um gol de Netinho, que chutou de fora da área e acertou o ângulo do goleiro santista.
Na segunda etapa, o Netuno voltou mais ofensivo e pressionou o Santos, que demonstrava cansaço e dificuldades em manter o ritmo de jogo.
O Peixe "acordou" após o terceiro gol, marcado por Guilherme após assistência de Neymar. O camisa 10 ainda teve a chance de marcar mais um gol, mas preferiu tocar para Soteldo, que finalizou sem goleiro, mas o craque estava impedido no começo da jogada.
Nos minutos finais, o Água Santa tentou pressionar em busca de diminuir a desvantagem, mas o Santos se defendeu bem e garantiu a vitória por 3 a 1.
Com este resultado, o Peixe Santos assume a liderança do Grupo B, com 12 pontos, enquanto o Água Santa segue na zona de rebaixamento, na 11ª colocação geral, com seis pontos.
Portuguesa 2 x 2 Corinthians
O duelo entre a Lusa e o Timão terminou com um empate movimentado na Mercado Livre Arena Pacaembu. O técnico do Corinthians, Ramón Díaz, poupou os titulares para a estreia na fase prévia da Copa Libertadores e deu oportunidade para os atletas que têm menos minutos em campo nesta temporada.
A Portuguesa foi superior durante quase todo o jogo, mas cochilou nos minutos iniciais do segundo tempo e deixou escapar a oportunidade de se isolar na liderança do Grupo B e eliminar praticamente os riscos de rebaixamento para a Série A2. No entanto, a defesa e o ataque erraram mais do que podiam e favoreceram o Timão.
O equilíbrio entre as duas equipes ditou o ritmo dos minutos iniciais do duelo. Lusa e Timão não foram ousados e preferiram a prudência para não dar chances aos adversários. No setor ofensivo, poucos lances de perigo de fato assustaram os torcedores presentes no Pacaembu.
A Portuguesa dominou o final do primeiro tempo, criando diversas chances de gol e demonstrando maior aptidão para abrir o placar. Aos 38 minutos, após uma cobrança de lateral, Cristiano ajeitou a bola de peito para Jajá, que emendou um belo chute e marcou o primeiro gol da partida.
O Corinthians, por sua vez, não conseguiu reagir no primeiro tempo e pouco ameaçou. No entanto, o time voltou com outra postura para o segundo tempo. Com a entrada de Pedro Raul no lugar de Ryan, a equipe se tornou mais ofensiva e pressionou a Lusa.
Em uma jogada bem construída por Talles Magno, Matheus Bidu recebeu a bola pela esquerda, invadiu a área e tocou por entre as pernas do goleiro para empatar o jogo aos oito minutos.
Aos 20 minutos, Talles sofreu pênalti, que ele mesmo cobrou e converteu, virando o jogo para o Corinthians. Apesar da desvantagem, a Portuguesa não se abateu e buscou o empate. Aos 28 minutos, Gustavo Talles protagonizou um contra-ataque rápido e tocou para Maceió, que não desperdiçou e deixou o placar igual novamente.
Nos minutos finais, ambas as equipes tiveram chances de marcar o gol da vitória, mas os goleiros fizeram defesas importantes e garantiram o empate em 2 a 2.
Ponte Preta 0 x 0 Botafogo
Sob um sol escaldante, a Macaca dominou a posse de bola e ditou o ritmo da primeira etapa, controlando o jogo e evitando qualquer avanço perigoso do Botafogo. O time visitante, por sua vez, teve dificuldades para construir jogadas ofensivas.
Apesar do domínio da posse de bola, a Ponte Preta teve dificuldades em criar chances claras de gol na primeira etapa, com a melhor oportunidade surgindo aos 33 minutos em um chute para fora.
Na segunda etapa, o time voltou mais agressivo e criou mais chances, como um chute de para fora e uma finalização aos 21 minutos que exigiu uma grande defesa do goleiro João Carlos.
Apesar do esforço dos jogadores e das tentativas da Ponte Preta, o jogo terminou empatado por 0 a 0.
A Ponte Preta chegou aos 19 pontos e perdeu a chance de se aproximar da classificação no Grupo D, já o Botafogo-SP, com chances remotas de avançar, é o terceiro do Grupo A, com 11 pontos.
Red Bull Bragantino 2 x 1 Noroeste
O Mssa Bruta levou a melhor, garantindo a vitória no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista no último sábado (24).
Quem se adaptou melhor ao gramado encharcado pela chuva foi o Red Bull Bragantino e dominou o primeiro tempo, abrindo o placar aos 29 minutos com um gol de cabeça de Juninho Capixaba.
No segundo tempo, o Noroeste reagiu e empatou logo aos quatro minutos com um gol de Carlão, mas o time de Bragança não se abateu e voltou a ficar na frente aos 17 minutos, com um gol de Vinicinho.
O jogo seguiu aberto, com chances para ambos os lados, mas o placar não se alterou mais.
Com 11 pontos no Grupo B o Red Bull Bragantino se afastou da ameaça de rebaixamento e renovou as esperanças de chegar às quartas de final.
O Noroeste, por sua vez, continua com sete pontos no Grupo C e ainda corre risco de ser rebaixado.
São Bernardo 1 x 0 Guarani
O Bernô superou o Bugre Guarani por 1 a 0 no estádio 1º de Maio. Guilherme Queiroz, foi o autor do único gol do confronto.
O São Bernardo começou o jogo pressionando e logo criou uma chance de gol com um chute de Fabrício Daniel, defendido pelo goleiro Gabriel Mesquita. O jogo era aberto, com os dois times tendo oportunidades de atacar.
O Guarani chegou a marcar um gol com João Marcelo, mas foi anulado por impedimento. Porém a equipe campineira Guarani não se abateu com o gol anulado e quase marcou em uma cobrança de falta de Caio Mello, que acertou o travessão.
Com o passar do tempo, o ritmo do jogo diminuiu devido ao forte calor. Mesmo assim, o Bugre ainda teve duas boas chances de gol com Rafael Bilu e João Marcelo, mas o goleiro Alex Alves e a trave evitaram o gol.
No segundo tempo, o São Bernardo voltou a pressionar e abriu o placar com um gol de Guilherme Queiroz, após cruzamento de Rodrigo Ferreira. O gol foi anulado por impedimento, mas o VAR confirmou a validade do lance. Logo em seguida, o Guarani teve a chance de empatar, mas Bilu parou no goleiro Alex Alves.
Depois do susto, o time do ABC passou a controlar o jogo, tocando a bola e explorando os contra-ataques. O Guarani, por sua vez, não conseguia criar jogadas ofensivas para aproveitar as oportunidades.
Nos minutos finais, o São Bernardo ainda marcou um gol com Lucas Raian, mas foi anulado pelo VAR. Apesar disso, o time do ABC Paulista manteve o controle do jogo e garantiu a vitória por 1 a 0.
O São Bernardo com 22 pontos, aparece na ponta do Grupo D, já o Guarani, com 11 pontos, não sai da zona de classificação do Grupo B.
Velo Clube 2 x 1 Inter de Limeira
Os donos da casa conquistaram uma importante vitória em e casa, em duelo disputado no estádio Benitão, em Rio Claro.
O Velo Clube contou com um gol relâmpago aos 45 segundos para a abrir o placar com um chutou forte de Sillas. O goleiro da Inter rebateu e Daniel Amorim, atento, completou para as redes.
Aos 35 minutos, o Velo Clube ampliou a vantagem. Após cobrança de escanteio de Lucas Duni, a defesa da Inter afastou mal e a bola sobrou para Sillas, que bateu rasteiro e no canto, marcando o segundo gol do time da casa.
Quando tudo parecia definido, a Inter de Limeira conseguiu diminuir a desvantagem aos 49 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento rasteiro de Eduardo Porto, Carrillo apareceu na área e bateu de primeira para marcar um belo gol.
Na volta do intervalo, a Inter de Limeira quase empatou a partida logo no início, com um chute de Alysson Dutra que passou por cima do travessão.
O forte calor em campo não ajudou as equipes, que demonstraram cansaço ao longo do jogo.
Nos minutos finais, o Velo Clube se manteve firme na defesa e garantiu a importante vitória por 2 a 1.
Com este resultado, o Velo Clube respira mais aliviado na luta contra o rebaixamento, chegando aos nove pontos, segue lanterna do Grupo D.
Já a Inter de Limeira continua em situação crítica, sem vencer há 10 jogos e afundada na lanterna do Grupo A e na última posição geral.
Novorizontino 2 x 1 Mirassol
Os donos da casa conseguiram uma importante vitória de virada no encerramento da rodada, garantindo matematicamente a classificação para a fase de quartas de final.
Por outro lado, o Mirassol segue dependendo apenas de si para garantir vaga na próxima fase, encarando o Corinthians em um dos duelos do mata-mata do Paulistão.







Comentários